O QUE É?
Arrendamento Mercantil e Leasing são exatamente a mesma coisa.
Essa operação consiste em um Banco ou uma Sociedade de Arrendamento Mercantil financiar um bem para o cliente, ao mesmo tempo que esse bem fica no nome da instituição que financiou e não no nome do cliente.
Quando você financia um carro ele é "seu" e está no seu nome. Legalmente você é responsável.
Agora, quando você compra via Leasing, ele não é seu e não está no seu nome. O responsável pelo veículo é a Instituição que efetuou o leasing.
COMO FUNCIONA
O cliente interessado em fazer a operação de leasing vai procurar uma instituição que faça esse processo (não é algo comum nos dias de hoje). Essa instituição vai até o local que vende o bem que o seu cliente quer comprar e faz o pagamento para o vendedor (o dinheiro não chega a passar pelo cliente).
Feito isso, o bem fica no nome da instituição e o cliente utiliza o bem. Aqui, o cliente vai pagar a instituição todo mês.
Vamos usar um exemplo de que você quer fazer um Leasing de veículos no Itaú. Você quer comprar na Movida (loja de carro) um Corolla Seminovo.
passo: Ir até o Itaú, falar que quer comprar um Corolla Seminovo na Movida.
passo: O Itaú vai entrar em contato com a Movida, fará o acordo e o pagamento do Corolla; Com isso, o carro estará em nome do Itaú
passo: Você vai pegar o Corolla, pagar o Itaú mensalmente e utilizar o veículo.
Atualmente é mais comum em empresas de aviação ou indústrias que compram máquinas de grande porte.
Aqui a taxa de juros é mais barata porque o bem fica em nome do banco até ser quitado, isto é, temos uma garantia real.
Qualquer dúvida, basta encaminhar para nosso time de especialistas.