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Heurísticas e Viéses Cognitivos

Aprenda sobre ancoragem, disponibilidade, representatividade, aversão à perda e framing.

Tais Baqueta avatar
Escrito por Tais Baqueta
Atualizado há mais de um ano

HEURÍSTICA DA DISPONIBILIDADE

Ocorre quando uma tomada de decisão é feita baseada em lembranças, em experiências pessoais de um indivíduo ou em acontecimentos recentes. Esses acontecimentos terão maior peso para a pessoa do que dados e fatos comprovados.

Em outras palavras, é um viés comportamental que influencia em nossa tomada de decisão tanto nos acontecimentos corriqueiros de nossas vidas quanto no mercado financeiro.

Aqui podemos associar como sendo um viés de curto prazo ou com as últimas informações disponíveis na nossa mente, assim ignorando outros fatos.

Eles operam como se os mesmos eventos fossem se repetir já que aparentemente as situações que o levaram a performar daquele jeito são as mesmas.

HEURÍSTICA DA REPRESENTATIVIDADE

Simplifica a tomada de decisão de uma pessoa através da associação das informações que ocorrem em um determinado evento a situações passadas, com isso o indivíduo julga que, como as características são parecidas, a mesma coisa que aconteceu em uma situação irá acontecer na outra.

Podemos associar a tomada de decisão com base em uma memória de longo prazo ou relacionado a um laço afetivo, memória afetiva e até emoções que ele projeta que deve acontecer novamente.

É importante ressaltar que nesse viés, nós vamos ignorar os fatos apresentados e tomar nossa decisão com base nessa memória de longo prazo ou afetiva.

Sempre usamos heurísticas/viés como forma de atalho para decisões e para simplificar decisões "difíceis" ou que requerem mais esforço mental.

HEURÍSTICA DA ANCORAGEM

Nesse viés, vamos nos prender em um dado valor/número/informação numérica e assim ignorar todo e qualquer outro dado ou informação disponível.

Vamos ao exemplo:

  • As ações da VALE3 hoje estão cotadas a R$90,00, porém eu comprei por R$60,00, logo quando chegar a R$60,00 de novo, é a melhor hora de compra!

Me prendi em um valor e ignorei todo o resto, ignorei se o lucro subiu ou a expectativa de lucro futura aumentou.

Talvez, R$90,00 pode até ser o mais barato quando comparado aos R$60,00 em função das condições do mercado e da empresa.

Vem também como forma de ancorar em uma informação, onde me prendo naquela informação e ignoro todo o resto, como forma de pegar um atalho para decidir

HEURÍSTICA DE AVERSÃO À PERDA

Não vou aceitar que perdi, o famoso "orgulhoso do mercado" que nunca erra.

É a afirmação "se não vendi, não tive prejuízo".

É possível definir esse viés em uma frase: "Vende as posições que subiram e mantém ou compra mais daquelas que caíram".

Heurística ou viés sempre será um modo de atalho para poupar esforço ou simplificar a decisão.

Um investidor pode ter mais de um viés. Ele pode estar com aversão a perda e ancorado, por exemplo.

Sempre é preciso interpretar caso a caso para melhor identificar.

FRARMING

Mudando a minha opinião ou a minha tomada de decisão com base em como o problema é apresentado.

Vamos ao exemplo:

  • Se você investir nesse investimento, tem 30% de chance de perder todo dinheiro;

  • Se você investir nesse investimento, tem 70% de chance de dobrar o seu capital.

Provavelmente você iria escolher o segundo investimento, por estar relacionado a uma % de ganhar dinheiro e não uma % de perder dinheiro assim como no primeiro exemplo. Mas ambos estão na mesma situação.

Apresentar o mesmo problema, porém de formas diferentes, já foi comprovado com diversos estudos que influencia a tomada de decisão, simplesmente pelo fato de induzir a pessoa a pensar que vai ganhar ou perder menos e, nos investimentos isso não é diferente.


Qualquer dúvida, basta encaminhar para o nosso time de especialistas.

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