CONTEXTO
Sempre que um investidor está investindo seu dinheiro no mercado financeiro ele está, na prática, comprando um ativo. Essa compra é feita com a esperança de que, com o tempo, esse ativo valorize. Essa valorização é o rendimento que o investidor recebe.
Se o investidor está comprando é de se esperar que essa compra tenha um valor definido. Esse valor é chamado no mercado de PU (preço unitário). O que acontece é que o preço de um ativo de renda fixa é definido por algumas variáveis, sendo:
Capacidade de pagamento do emissor (risco de crédito);
Duration do título (prazo médio);
Se tem ou não cupom (pagamento de juros periódicos);
Taxa de juros atual e estimativa da taxa de juros;
Liquidez do ativo.
Uma vez que o PU de um título é definido, a negociação desse ativo pode ser feita com ágio (um acréscimo sobre o valor), deságio (um desconto sobre o valor) ou ao par (pelo preço de mercado).
ÁGIO
Negociar um título com ágio em relação ao seu valor de mercado ou valor de face, se dá quando pagamos mais do que realmente vale aquele título, o que é comum em uma NTN-F, por exemplo.
Pegando o gancho da NTN-F, por se tratar de um título pré fixado, o que vou receber no futuro é fixo em 1 mil reais + o último cupom, mas se eu pagar 1200 reais por esse título, será que faz sentido comprar? Por qual motivo pagar mais caro?
Pelo fato do meu rendimento estar no recebimento do cupom e não no recebimento do valor de face.
Também posso comprar uma LFT com ágio, basta entrar no tesouro direto e comprar o tesouro Selic pagando Selic - 0,2%. Percebe que aqui, o rendimento é menor? isso porque paguei a mais pelo título.
DESÁGIO
É comum em LTN, dado que, assim como a NTN-F, é um título pré fixado e recebo um valor fixo no futuro (valor de face de 1 mil reais), dessa forma, como não tem rendimento de cupom, todo o meu rendimento está nessa diferença de PU com o valor de face, por isso eu pago mais barato pelo título, negocio o mesmo com desconto.
Voltando para LFT, temos o exemplo de tesouro Selic pagando Selic + 0,2% (aqui o rendimento é maior porque paguei mais barato).
AO PAR
Aqui, vou pagar exatamente o que o título vale.
Pegando o exemplo de NTN-F, o valor de face é 1 mil reais, portanto vou pagar 1 mil reais (lembra que o rendimento está no cupom).
Na LFT, vou comprar tesouro Selic que está pagando Selic + 0,00% (aqui não tem diferença no rendimento porque paguei exatamente o que vale).
Qualquer dúvida, basta encaminhar! 😉💪