O QUE É?
Hedge em inglês vem da palavra "proteger/proteção". No mercado financeiro, vamos sempre ter 2 pontos de vista: quem está comprado e quem está vendido.
Comprado - significa que a alta de preços vai te trazer benefícios/lucros.
Vendido - significa que a baixa de preços vai te trazer benefícios/lucros.
Dito isso, caso a alta venha a me trazer benefícios, consequentemente a baixa vai me trazer prejuízos, daí vem a necessidade de proteção buscando evitar o prejuízo.
Ex: Um investidor que compra uma ação por R$ 20,00 tem receio de o preço desse ativo cair ao longo do tempo. Esse investidor pode usar um derivativo para proteger-se contra essa queda, dessa forma pode vender o ativo antes da sua queda ou ter a opção de vender o ativo por um preço maior quando a queda chegar.
COMO FUNCIONA?
Um hedger (pessoa que faz hedge) geralmente vai ser uma empresa ou produtor rural. É comum que ambos tenham produtos que sejam cotados em dólar, dessa forma, o preço da mercadoria hoje pode ser diferente do preço de amanhã, dado que o dólar pode subir ou cair assim como o preço da mercadoria.
Nesse caso, seus custos para produzir estão em reais, logo, não é aceitável correr o risco de ter um custo X para produzir e vender por um preço inferior a X pelo risco de oscilação da moeda ou mercadoria. Portanto, é preciso se proteger desse risco.
Caso o preço da mercadoria que o exportador venda tenha quedas, ele vai ganhar menos, não é diferente com o dólar. Caso o dólar que a empresa recebeu por vender um produto caia, ela pode não ter como pagar seus custos e assim quebrar. Portanto o Hedger sempre busca travar o seu preço.
Esse mercado vai além dos Hegders, onde temos os especuladores. Especuladores não buscam uma proteção ou trava de preços, o objetivo é ganhar dinheiro com operações de ciclos ou arbitragem. Curiosamente o sistema funciona porque de um lado temos um player que busca proteção e não lucros e do outro lado o exato oposto.
O Hedger nunca tem prejuízo ou lucros, ele sempre se protege para ter lucro na sua operação comercial. Diferente do especulador, que busca apenas o ganho financeiro e nada mais.
CONCLUSÃO
Sempre vamos ter um Hedger e/ou um especulador.
Empresas ou produtor rural que fazem hedge nunca vão ter prejuízo porque protegem a sua operação comercial onde ocorre o lucro.
Qualquer dúvida, basta encaminhar para o nosso time de especialistas.