Passar para o conteúdo principal

Qual é a relação da SELIC com o IPCA?

O que é inflação? Como a SELIC impacta a inflação?

Wesse Cley Almeida Santos avatar
Escrito por Wesse Cley Almeida Santos
Atualizado há mais de um ano

Primeiro precisamos entender o que é a SELIC e o que é o IPCA.

  1. A Selic é uma das 4 políticas monetárias que o Banco Central tem para controlar a liquidez de uma economia. Ela é a Taxa Básica de Juros. Se a SELIC está alta, todas as linhas de crédito do país também serão mais altas. O contrário é verdadeiro (SELIC baixa, crédito mais baixo);

  2. IPCA é a taxa oficial de inflação. Ela vai medir quanto que uma cesta teórica de produtos teve alta.

Quando temos um aumento no IPCA, isto é, quando os preços aumentam, normalmente passam por um dos dois motivos abaixo (há mais tipos de inflação, mas iremos nos limitar aos dois abaixo):

  1. O custo de produção subiu (inflação de custos); ou

  2. Houve alta no consumo (inflação de demanda).

INFLAÇÃO DE CUSTOS

A inflação de custos acontece quando os produtores dos bens e serviços que consumimos passam por alguma ''modificação'' em seu processo produtivo e há um aumento do seu custo para entregar esse bem.

Podemos usar como exemplo um aumento de impostos relacionado a folha salarial de uma empresa. Com isso, para cobrir esse aumento de imposto, a empresa irá aumentar o preço de venda do seu produto/serviço, consequentemente isso afeta o valor do produto final, fazendo com que o consumidor pague mais caro.

INFLAÇÃO DE DEMANDA

Quando temos muito dinheiro injetado na economia é mais fácil que esses recursos cheguem nas mãos das pessoas e empresas (seja dinheiro na conta corrente ou físico, assim como o acesso ao crédito).

Com isso, temos um ponto importante que é o preço dos produtos e serviços que consumios. Ele é sensível ao consumo, dado que a capacidade produtiva e estoque tem um limite, logo se há uma grande demanda e a oferta não aumenta, os preços tendem a subir. O contrário é verdadeiro, caso a demanda caia e a oferta permaneça, os preços vão cair.

Vamos a um exemplo:

  • Sou um produtor que consegue produzir 100 unidades do meu produto. Se tiver muita gente querendo comprar, eu não tenho como vender mais, só estou produzindo 100, portanto vou subir o preço;

  • Se tiver pouca gente querendo comprar, eu vou ter de abaixar o preço, porque eu tenho que vender meu produto antes que fique impróprio para consumo ou perca o seu valor.

RELAÇÃO DA TAXA SELIC E IPCA

A Taxa Selic entra como um "buraco negro" de dinheiro. Quando temos uma Selic alta incentivamos que as pessoas não façam uso de seus recursos agora, optando por poupa-los. A Selic elevada também aumenta o custo de crédito, desincentivando a tomada de empréstimos e financiamentos.

Pessoas que buscam pegar recursos emprestados para iniciar um negócio também são impactadas, pois pode ser menos atrativo se arriscar em abrir uma empresa do que deixar seu capital parado e não conseguir lidar com o juros do empréstimo.

Vamos usar um cenário fictício:

Imagine que você queira abrir um negócio, portanto, seu capital e o retorno esperado seja de 25%a.a.

Suponha que a taxa selic esteja em 20%a.a. Concorda comigo que você poderia investir na LFT, não correr risco e ter um retorno garantido de 20% a.a?

Nesse exemplo, talvez não faça sentido abrir um negócio sendo que o prêmio pelo risco será de 5%.

Isso impacta diretamente a oferta, pois teremos menos “comércios” oferecendo produtos/serviços.

Temos um outro ponto que são os investimentos das empresas já existentes que, ao invés de investir para expandir seus negócios, vão deixar o dinheiro parado no caixa, dessa forma acontece um efeito cascata:

  • Joãozinho que trabalha em uma construtora não tem projeto para construir e é demitido. Por ser demitido, consome menos no mercado;

  • O dono do mercado vai ver as vendas caírem e vai ter de demitir o gerente dos caixas;

  • O gerente, agora sem emprego, vai ter de tirar seu filho da escola particular;

  • A escola com menos alunos, vai ter de demitir um professor;

  • E por aí vai...

Por esse motivo, se o IPCA aumentar, a expectativa é a Selic subir para controlar o consumo e dessa forma o IPCA reduzir.

Quando os preços começarem a baixar e a inflação ficar em um ponto “aceitável”, a Selic vai reduzir a fim de estimular a economia e fazer a roda da economia girar. Com mais consumo, as empresas vão ter mais dinheiro para investir e gerar mais empregos, isso beneficia toda economia.


Qualquer dúvida, basta encaminhar para o nosso time de especialistas.

Respondeu à sua pergunta?