Passar para o conteúdo principal

O que é o DI?

Entenda o Depósito Interbancário e como é sua aplicabilidade.

Wesse Cley Almeida Santos avatar
Escrito por Wesse Cley Almeida Santos
Atualizado há mais de um ano

TAXA DI

É comum ouvir no dia a dia ou no mercado "esse título rende 100% do CDI", mas na realidade, CDI é um título e não uma taxa.

O correto é taxa DI, mas como é um hábito de Mercado, não tente mudar as regras do jogo. Apenas seja consciente e entenda que há uma diferença.

Assim como Selic Over é a média das operações de LFT com o prazo de 1 dia, o DI é a mesma coisa, porém no mercado interfinanceiro.

COMO FUNCIONA

As instituições financeiras não podem terminar o dia com caixa negativo. Essa é uma medida de segurança definida pelo Banco Central, para manter o sistema financeiro saudável e estável. Em outras palavras o banco não pode terminar o dia no negativo.

Todos os dias temos bancos que ficam com o caixa negativo, onde os mesmos podem recorrer ao mercado interbancário para fazer empréstimos com os bancos que têm sobra de caixa.

Apenas instituições financeiras participam do mercado interbancário. Nesse ambiente, há duas formas básicas para os bancos tomarem dinheiro: os DIs (Depósitos Interbancários) e as operações compromissadas.

Assim, a taxa DI ou CDI corresponde à média das taxas de juros dos depósitos interbancários com prazo de um dia. Isto é, a remuneração média paga pelos bancos tomadores aos bancos emprestadores.

Respondeu à sua pergunta?