O QUE É?
O Comitê de Política Monetária, ou COPOM, foi instituído em 1996 com o objetivo de definir a taxa de juros básica do Brasil (a tão famosa Taxa SELIC). A criação deste comitê buscou dar maior transparência e independência ao BACEN no processo de decisão da taxa de juros base da economia doméstica.
De forma geral, o COPOM visa implementar a política monetária através da definição da taxa Selic e seu eventual viés.
A taxa Selic que resulta das reuniões do COPOM é chamada de Selic Meta. Ela é utilizada nos títulos públicos federais negociados no mercado, liquidados pelo SELIC. Esse, no caso, é o nome do Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Cuidado pra não confundir com a taxa SELIC!
COMO FUNCIONA
As reuniões ordinárias do COPOM são realizadas em dois dias, sendo a primeira sessão na terça-feira e a segunda na quarta-feira. São ao todo oito reuniões durante o ano (a cada 45 dias), e o seu calendário é divulgado ainda em junho do ano anterior.
O viés é uma espécie de pré-autorização ao presidente do BACEN. Com isso, ele pode alterar a taxa antes da próxima reunião, sem a necessidade de reunião extraordinária.
A diretoria do COPOM é composta pelo presidente, que detém o voto de qualidade (ou voto de minerva), e mais oito diretorias, conforme disposto abaixo:
DIRAD: Diretoria de Administração;
DIREX: Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Recursos Corporativos;
DIFIS: Diretoria de Fiscalização;
DIORF: Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e controle de Operações de Crédito Rural;
DIPEC: Diretoria de Política Econômica;
DIPOM: Diretoria de Política Monetária;
DINOR: Diretoria de Regulação;
DIREC: Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania
Qualquer dúvida, basta encaminhar para o nosso time de especialistas.