O que é
Um plano de previdência complementar pode oferecer alguns benefícios para o investidor quando entra na fase de recebimento. Sendo eles:
Resgate (total ou parcial);
Renda vitalícia;
Renda temporária;
Renda vitalícia com prazo mínimo garantido;
Renda vitalícia conversível ao cônjuge/filhos.
A primeira coisa que precisa estar clara é que o investidor vai receber de acordo com saldo acumulado ao longo do tempo e a expectativa de prazo de recebimento e, portanto, quanto maior for a expectativa quanto ao prazo de recebimento, menor será o valor recebido por mês.
Outro ponto: assim como a tabela do plano (progressiva ou regressiva), escolher o beneficio do plano é uma decisão que cabe apenas ao investidor, não a seguradora.
Benefícios
Resgate: O investidor vai fazer um resgate de acordo com saldo acumulado. Pode ser na modalidade de resgate total ou resgate parcial.
Resgate Parcial: Não resgato tudo de uma mês, faço diversos saques.
Renda vitalícia:
Vantagem: é calculada com base estimativa de vida do investidor e o investidor vai receber até seu último dia de vida. Se viver até os 100 anos vai receber até os 100 anos.
Desvantagem: se morrer jovem (meses depois da contratação da RV) o plano encerra e todo saldo acumulado fica pra seguradora.
Renda Temporária:
Vantagem: O investidor vai receber durante um período especifico de tempo, ou seja, ele consegue ter uma previsibilidade do recurso alocado.
Desvantagem: O benefício cessa com o seu falecimento ou o fim da temporariedade contratada, o que ocorrer primeiro.
Renda vitalícia com prazo mínimo garantido:
Vantagem: é calculada com base na estimativa de vida do investidor será paga o último dia de vida. Se viver até os 100 anos vai receber até os 100 anos. Além disso se falecer antes do prazo mínimo, seus beneficiários recebem até completar o prazo mínimo estabelecido;
Desvantagem: como esse prazo mínimo é uma espécie de "garantia" de vida. É como se a seguradora trabalhasse com a certeza que o investidor vai viver 10 anos ou mais, essa garantia deve ser precificada e, com isso, diminuir o valor do benefício se comparado com a renda vitalícia.
Renda vitalícia conversível ao cônjuge e filhos:
Vantagem: recebe até o último dia de vida e quando morre seu beneficiário indicado no plano vai receber até seu último dia de vida;
Desvantagem: como é calculado com base na estimativa de vida do seu beneficiário o prazo de recebimento previsto é maior, portanto o valor das parcelas será menor.
Qualquer dúvida, basta encaminhar para o time de especialistas.