Como funciona
Tudo começa no financiamento imobiliário feito por um banco, onde o Banco vai emitir um título (LCI/A) afim de levantar recursos para fazer um financiamento imobiliário ou de Agronegócio.
O importante aqui é se atentar ao prazo, geralmente os financiamentos são feitos com prazos longos (10/20/30 anos). Levantado o recurso para oferecer esse financiamento, o banco consegue um cliente para financiar, onde é feito o financiamento e o imóvel (no caso da LCI) fica como garantia desse empréstimo de financiamento imobiliário.
Antecipação de recursos
Já vimos que a LCI é um título utilizado para conseguir recursos para financiar a compra de um imóvel em até 30 anos e o mesmo fica como garantia, porém o banco não pode ficar recebendo esse dinheiro aos poucos, ele precisa antecipar esse recebimento para oferecer ainda mais empréstimos.
É aqui que entra a Securitizadora, ela vai fazer a antecipação desse recebível.
A Securitizadora, vai comprar o direito de receber durante esses 30 anos, pagando a vista com desconto por isso, portanto o banco vai receber menos do que estava acordado, mas vai ter o dinheiro a vista para continuar emprestando.
CRI/CRA
Agora vem a parte do CRI/A.
Para que a Securitizadora faça a compra desse direito de recebimento, a vista, ela precisa de recursos e, para isso, emite um título para investidores comprarem, esse título é o CRI/A.
Esse dinheiro dos investidores vai ser utilizado para comprar o direito de recebimento.
Qualquer dúvida basta encaminhar para o nosso time de especialistas.