Passar para o conteúdo principal

Mercado de Capitais

Entenda as características, tipo de ativo, mercado primário e secundário.

Wesse Cley Almeida Santos avatar
Escrito por Wesse Cley Almeida Santos
Atualizado há mais de um ano

O QUE É

O Mercado de Capitais é um sistema que permite a captação de recursos financeiros e a distribuição de valores mobiliários.

O principal objetivo desse sistema é tornar possível a transferência de recursos entre os agentes superavitários (investidores) para os agentes deficitários (tomadores de empréstimo). Desta forma, é possível o fornecimento de recursos financeiros para a indústria, comércio, governo e outras atividades econômicas.

Existem basicamente três formas de captação de recursos:

  • Empréstimos: Podem ser utilizados tanto na esfera pública como na privada. É assim que o Governo Federal capta recursos, através da emissão de títulos de dívida, que são os nossos títulos do tesouro direto. Quando falamos de títulos de dívida, estes podem ou não ser negociados no mercado de capitais;

  • Reinvestimento do Lucro: Ocorre exclusivamente na esfera privada, uma vez que governos possuem déficit ou superávit, e não lucro. Este conceito é muito simples no mundo corporativo, onde uma empresa, ao invés de distribuir os recursos aos sócios, utiliza esse recurso para o crescimento da empresa;

  • Venda de Títulos no Mercado Primário: São as ações negociadas na bolsa de valores.

O mercado de capitais é composto pela bolsa de valores, corretoras de valores e instituições de liquidação (as Clearing House). É na da bolsa de valores que os ativos podem ser negociados através da intermediação das corretoras de valores.

PRINCIPAIS ATIVOS

  • Títulos Públicos (TPF);

  • Ações;

  • Derivativos (opções, mercado de futuros, Swap, termo);

  • FII/ETF;

  • Títulos de renda fixa.

Importante compreender também que temos 2 principais mercados: primário e secundário.

MERCADO PRIMÁRIO

O mercado primário é onde os ativos são disponibilizados pela primeira vez. Este é o meio que as empresas utilizam para oferecer suas ações e títulos de dívida pela primeira vez.

É somente no mercado primário que os recursos dos investidores são destinados à empresa ou ao governo, para financiar seus projetos.

Todas as negociações que vierem a ocorrer no mercado secundário não afetam diretamente o funcionamento da empresa.

MERCADO SECUNDÁRIO

O principal exemplo de mercado secundário são as ações negociadas via Home Broker. Aqui os investidores negociam ativos financeiros com outros investidores, e não diretamente com a empresa emissora.

Justamente por isso esta negociação não afeta mais a empresa. Apenas traz liquidez aos investimentos.

É importante lembrar que no mercado primário e no mercado secundário são negociados títulos de renda variável e também de renda fixa.

Ativos financeiros como CDBs, Debêntures, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, Títulos do Tesouro Direto, investimentos de renda fixa também são negociados em mercado primário e mercado secundário.


Qualquer dúvida, basta chamar nosso time!

Respondeu à sua pergunta?