O QUE É
O Mercado de Balcão é o ambiente que permite a realização de operações que não estão registradas na Bolsa de Valores.
Então, nesse ambiente, eu posso negociar produtos e contratos que não estão na bolsa de valores, como por exemplo:
Captação Bancária: CDB, LCI,LCA;
Captação por instituição não financeira: Debênture;
Derivativos de balcão: Mercado a termo, Swap;
Demais ativos não listados em bolsa.
Importante lembrar que é um ambiente eletrônico e também vamos negociar contratos não padronizados, sendo assim mais flexível.
Mercado de balcão também tem o registro dos títulos feitos na Clearing e também é fiscalizado pela CVM, portanto também é seguro.
COMO FUNCIONA
Mercado de balcão é intermediado por todas as instituições que integram o sistema de valores mobiliários. Esse sistema inclui corretoras, distribuidoras e bancos de investimento. Por esse motivo, precisa cumprir todas as regras da CVM, do Banco Central e também da B3.
No mercado de balcão é possível operar pelo telefone ou pela internet. Outro aspecto, é que ele se divide em dois tipos:
Mercado de balcão organizado: Conta com a gestão ativa de uma organização para intermediar e regular as negociações realizadas ali. Usando o sistema SOMA FIX;
Mercado de balcão não organizado: ambiente de negociação regulado por agentes intermediários, como corretoras de valores, bancos de investimento e outras instituições financeiras.
A principal diferença se dá na transparência dos processos, sendo o mercado de balcão organizado mais transparente em relação aos preços.
CONCLUSÃO
Ainda que a bolsa de valores e o mercado de balcão sejam englobados pela B3, as duas instituições não são a mesma coisa. Porém ambas são seguras e reguladas.
Na bolsa de valores, temos o ambiente principal de negociação de títulos de renda variável.
No mercado de balcão, temos as negociações que não cabem na bolsa por não possuírem padrão.
Como última dica, não confunda os mercados primários e secundários com ambiente de negociação.
Qualquer dúvida, basta encaminhar!