Com frequência, recebemos perguntas de alguns alunos mais ''práticas'', que fogem um pouco do mundo da Certificação.
Normalmente o tom é de indagação: "Se o dividendo desconta do valor da ação, qual é o motivo para investirmos com o objetivo de receber esses proventos?".
Portanto, começaremos com a pergunta: dividendo é de graça ou é descontado do valor da ação?
Sim! O dividendo é descontado do valor da ação, e é muito simples de entender.
Achamos o valor de uma ação dividindo o valor de mercado da empresa pelo numero de ações em circulação. O valor de mercado da empresa, é impactado pelo tamanho do seu "caixa" (dinheiro que ela tem "parado" para investir ou distribuir) dado que faz parte do patrimônio liquido.
A partir do caixa da empresa, ela pode distribuir via dividendos ou investir em algo. Isso muda o patrimônio e altera o valor da ação.
Se a empresa distribuir, por exemplo 10 mil reais em dividendos, faz sentido que saiu 10 mil reais do caixa para ir para o bolso do acionista? Portanto, quando formos fazer a conta de "PL/n° de ações" acharemos um valor menor porque tem 10 mil a menos nessa conta.
Entendido que a resposta para a pergunta é afirmativa, há uma vantagem em investir em empresas que distribuem dividendos?
A resposta vai depender do seu objetivo como investidor(a). A distribuição de dividendos é positivo pelo motivo da isenção da renda e o dinheiro agora está em suas mãos.
Ou seja, você pode aproveitar esses dividendos e comprar mais ações da própria empresa que distribuiu (aproveitando ainda que ela está com uma cotação mais baixa devido a distribuição) e receber ainda mais proventos em uma próxima distribuição.
Ou até mesmo usar esses recursos para aportar em outro ativo, pagar uma conta, comprar um presente, entre outra opção. Fato é, o dinheiro estará em suas mãos e você poderá alocar como preferir.