Passar para o conteúdo principal

O que são ADR's e BDR's?

Entenda as diferenças entre as Depositary Receipts negociadas no Brasil ou Exterior.

Wesse Cley Almeida Santos avatar
Escrito por Wesse Cley Almeida Santos
Atualizado há mais de um ano

O QUE É

Um depositary receipts é um certificado (você pode ver como recibo) que representa uma ação. Esse recibo é emitido no exterior por uma instituição depositária e negociado em países diferentes daquele de origem da companhia.

Então, quando uma empresa Brasileira quer captar recursos, ela faz um IPO, abrindo o capital e vendendo suas ações no Brasil, mas a empresa não pode emitir os papeis diretamente lá fora, ela está restrita ao país de origem. Por conta dessa limitação, nasce esse título.

COMO FUNCIONA

Para emitir título fora do país, vou dar um exemplo de Petrobrás (PETR4).

Para a PETR4 fazer esse processo, o primeiro passo é pegar parte de suas ações (que ela deseja emitir lá fora) e tirar de circulação, tirar do mercado.

Próximo passo é procurar um banco de investimento que vai trabalhar como custodiante aqui no Brasil. Esse banco de investimento Brasileiro vai procurar um banco de investimento nos Estados Unidos, por exemplo, para o banco de investimentos do EUA pegar o recibo que estava em custódia do banco Brasileiro e vai levar para a bolsa, para enfim ser negociado.

Resumo da obra: a empresa procura um banco de investimento no país dela para fazer a custódia. Esse banco de investimentos vai procurar outro banco de investimentos no país em que a empresa deseja emitir seus papeis.

Com isso, esse banco de investimento estrangeiro vai levar os recibos até a bolsa para ser negociado.

Todas as oscilações dessa ação vão refletir nesse recibo, incluindo a variação cambial (diferença entre real e dólar). Também tem direito a receber dividendos.

Como não existe almoço gratis, para o banco fazer a custódia, ele pode cobrar uma taxa de 3% até 5% do valor pago de dividendo, como "taxa" do serviço.

DIFERENÇA ENTRE BDR E ADR

BDR - Brazilian depositary receipt - é um recibo negociado no Brasil, portanto, uma empresa estrangeira vai emitir recibos para um banco de investimentos Brasileiro levar esse recibo até a bolsa.

Um exemplo é o Nubank. A Nu abriu o capital na Nasdaq (Bolsa dos EUA) emitindo ações no EUA e recibos no Brasil.

ADR - American depositary receipt - É um recibo negociado nos EUA, portanto uma empresa fora dos EUA vai emitir recibos para um banco de investimentos do EUA levar até a bolsa do país.

Podemos citar a própria Petrobras e a Vale, que tem ADR's negociados na bolsa dos EUA.

Lembra que uma BDR não tem isenção de 20 mil para vendas assim como as Ações no mercado a vista, tendo a sua tributação recolhida via darf.


Caso fique alguma dúvida, por favor, entre em contato com a gente!

Respondeu à sua pergunta?